Procuradoria da Mulher

O MOVIMENTO DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE MAMA PRECISA SER MUITO MAIOR QUE OUTUBRO

Publicado em: 08/10/2021 15:28

Whatsapp

 

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

????‍⚕️Queremos chamar a atenção para a necessidade de detecção precoce. Por meio dos exames mamografia e ultrassonografia, é possível perceber nódulos a partir de cinco milímetros.

????‍????O autoexame deve ser um ritual de autocuidado, mas não a única coisa a ser feita. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a quem tem mais de 40 anos, que faça os exames de detecção anualmente.

????A Campanha Outubro Rosa também tem trazido nos últimos anos, informações sobre o câncer de colo de útero, desenvolvido por meio do Papilomavírus Humano – HPV, o terceiro tumor maligno mais frequente entre mulheres.

✔Desde 2014, o Governo Federal disponibiliza a vacina tetravalente para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14, que protege contra os tipos mais prevalentes do vírus e responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Mesmo com a vacina, a indicação é que mulheres a partir dos 25 anos realizem o exame preventivo (Papanicolau).

????Prevenir é uma das melhores formas de lutar!

????Converse com as mulheres ao seu redor sobre os cuidados que são necessários. Fale sobre a saúde feminina com suas amigas, irmãs, esposas, namoradas, mães, tias e colegas de trabalho. Cuidado e carinho nunca são demais. Se cuide e cuide de quem você ama.

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

Arte: Osvaldo Barboza