Geral

ALGUMAS LUTAS PODEM SER VENCIDAS BEM ANTES DE SEREM INICIADAS

Publicado em: 11/11/2021 08:59

Whatsapp

 

Estamos no Novembro Azul, mês do movimento internacional de conscientização sobre o câncer de próstata, que busca encorajar os homens a quebrar um tabu que existe há muito tempo na sociedade, incentivando-os a procurar um profissional de saúde.

Atualmente a doença atinge 1 a cada 8 homens no Brasil, e a maioria só procurou um médico já estando doente. O câncer de próstata é a causa de morte de 28,6% da população masculina, que desenvolve neoplasias malignas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, pois somente ele permite ao médico avaliar as alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. A consulta também pode esclarecer sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, mas quando alguns sinais já começam a aparecer, é sinal que o tumor já deve estar em fase avançada.

Os sintomas podem surgir em forma de dor óssea, dor ao urinar, necessidade de urinar com frequência, como também, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Infelizmente, o preconceito que ainda é o grande vilão dos homens no combate ao câncer de próstata, pode levar a morte!

Não hesite, procure a Unidade de Saúde mais próxima próxima e faça seus exames.

Da Assessoria/ Adriane Schirmann

Arte: Osvaldo Barboza