Guaíra, segunda-feira, 26 de setembro de 2022 Telefone (44) 3642-9450

Geral - Terça-feira, 06 de Setembro de 2022

GUAÍRA COMEMORARÁ O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL COM DESFILE CÍVICO-MILITAR

Amanhã, 7 de setembro de 2022, brasileiros comemorarão os 200 anos do grito mais importante para o Brasil; “Independência ou morte", dado por Dom Pedro I, proclamando a liberdade às margens do Rio Ipiranga. Um marco histórico para o País, que desvinculou em 1822, os laços coloniais com Portugal, dando início a um novo período cultural, sociológico e histórico.

Como em todo o país, depois de dois anos de pandemia, Guaíra volta a realizar o tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro na Avenida Mate Laranjeira. Este ano, de forma especial, pelo Bicentenário da independência. A programação terá início às 8h00 com hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal.

Um pouco da história

Diferente do que retratam as diversas pinturas e descrições que imortalizaram a data, o cenário da independência não foi nada glamoroso e nem um pouco pacífico. Quando a notícia se espalhou, algumas regiões brasileiras se rebelaram contra o movimento e permaneceram leais à Portugal.

Diversas manifestações aconteceram até 1824, período que ficou conhecido como a Guerra da Independência, até que todas as províncias fossem conquistadas por D. Pedro I.

Como consequência, o Brasil surgiu como uma nação independente e passou a construir sua nacionalidade. Pela primeira vez, foi estabelecida uma monarquia nas Américas, sendo a única de toda a América do Sul. Outro fator de destaque na época foi o endividamento do Brasil, que pagou 2 milhões de libras à Portugal como indenização.

Oficializado no centenário da proclamação, o Hino Nacional Brasileiro completa hoje (6) 100 anos. A letra foi escrita em 1909 pelo poeta Osório Duque Estrada, mas só se tornou oficial em 1922, através do Decreto nº 15.671, de 6 de setembro de 1922, assinado pelo presidente Epitácio Pessoa.

Arte: Osvaldo Barboza

Portal atualizado em: 23/09/2022 10:02:35