Guaíra, segunda-feira, 26 de setembro de 2022 Telefone (44) 3642-9450

Geral - Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022

EXECUTIVO MUNICIPAL DEMONSTROU OS NÚMEROS DA LDO 2023

A Prefeitura de Guaíra apresentou na tarde de ontem (13) em audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, as metas e prioridades para as despesas públicas do ano que vem e estimou os parâmetros da economia para a elaboração da Lei Orçamentária Anual.

De acordo com os dados, a proposta da LDO prevê o montante de R$ 231 milhões em receitas e despesas brutas. O projeto ainda deverá ser encaminhado pela Administração Municipal para análise e votação dos vereadores.

No preenchimento dos quadros fiscais foram adotados a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,40% para o Brasil; Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de 4,60%; câmbio de real para dólar de R$ R$ 5,18 e esforço fiscal para os tributos de R$ 5,00.

Para 2023, as receitas correntes estão estimadas em aproximadamente R$ 200 milhões, e de capital, R$ 43 milhões, atendendo com maior investimento as secretarias de Saúde (R$ 46,1 mi); Educação (R$ 43,6 mi); Infraestrutura e Meio Ambiente (R$ 50 mi) e Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (R$ 15,5 mi).

Conforme as informações dos slides aprese

ntados, destaca-se que todas as secretarias são importantes, mas cada uma delas com sua amplitude, abrangência. Os recursos atendem projetos e atividades que foram encaminhadas para a elaboração do orçamento.

De acordo o controlador Humberto Pedra, a LDO 2023 foi construída com base nas prioridades do Município, através dos membros do Executivo Municipal que realizam o planejamento das principais ações para os anos seguintes, com detalhamento prévio do orçamento a ser utilizado.

Em sua fala, o prefeito Heraldo Trento, destacou que despesas podem ser fixadas, mas as receitas precisam ser estimadas. “Por isso temos a obrigação de deixar a conta redondinha. Não podemos empenhar mais do que recebemos, já que uma das receitas que adotamos em nossos investimentos são os Royalties, pago pela Itaipu Binacional conforme a variação da moeda norte-americana. Isso explica a razão de termos investimentos muitas vezes adiados”, explicou.

A prefeitura repassará à Câmara Municipal R$ 5,9 milhões.

Clique no link e saiba mais: https://www.youtube.

com/watch?v=6XDPOHgWxzA

Fotos: Osvaldo Barboza