Guaíra, quarta-feira, 30 de novembro de 2022 Telefone (44) 3642-9450

Geral - Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022

EXECUTIVO MUNICIPAL SANCIONOU PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENSTRUAL EM GUAÍRA

Desde o dia 24 de outubro, com a publicação no Diário Oficial do Município da lei 2.254/2022, a cidade de Guaíra passa a contar com uma base jurídica para a distribuição gratuita de absorventes às mulheres em estado de vulnerabilidade social.

O projeto de iniciativa da vereadora e Procuradora da Mulher, Cristiane Giangarelli, com a coautoria das vereadoras e subprocuradoras da Mulher, Tereza Camilo dos Santos, Karina Bach e Mirele Cetto Leite, tem o objetivo de combater a precariedade menstrual, conceituada como a falta de acesso ou de recursos para a compra de produtos de higiene.

"No período da 1ª campanha da Dignidade Feminina, quando iniciamos o trabalho de conscientização sobre a pobreza menstrual, a Procuradoria da Mulher se deparou com um alto número de mulheres em estado de vulnerabilidade, incluindo adolescentes que deixavam de ir à aula pela falta de absorvente", explicou Cristiane.

A campanha da Dignidade Feminina chamou a atenção para os itens não adequados que muitas mulheres usam para conter o sangue menstrual como: folha de jornal, miolo de pão, pano velho e até sacola plástica, o que poderá ensejar aumento do risco de infecções do aparelho urinário, de irritação da pele, coceira vaginal e corrimento.

De acordo com a matéria, a quantidade, e a forma da oferta gratuita, além de outros detalhes, deverão ser estabelecidos pelo Poder Executivo.

Arte: Osvaldo Barboza

Versão do sistema: 2.0.0 - 25/11/2022